Páginas

terça-feira, 18 de março de 2014

24h de liberdade e privacidade na internet

Entre os dias 11 e 12 de abril, durante 24 horas o Centro Cultural São Paulo abrigará palestras, painéis, oficinais e apresentações sobre segurança, criptografia, hacking, anonimato, privacidade e liberdade na rede. Essas são algumas das atividades que acontecerão durante o evento CryptoRave. 

Parte da luta mundial em defesa da internet, ele integra um conjunto de ações no mundo inteiro – as CriptoFestas (CryptoParty) – que tem como objetivo ensinar a utilizar ferramentas básicas de segurança e garantir sua privacidade na rede. Se você é iniciante ou nunca ouviu falar de criptografia, não se preocupe, haverá atividades para todos os públicos: iniciante, intermediário e avançado.

As palestras apresentarão assuntos da atualidade como cyberguerra e militarização da Internet, novas cifras de criptografia, as vulnerabilidades da urna eletrônica, as prisões e perseguições aos ativistas da liberdade da informação, as criptomoedas e muitos outros assuntos. 

Já as oficina s serão um espaço de aprendizado na prática de como instalar e configurar ferramentas de segurança e de criptografia. O anonimato da rede Tor, a criação e envio de e-mail criptografado (PGP) e o bate-papo criptografado (OTR) serão algumas das atividades. Todas as ferramentas a serem apresentadas e discutidas durante o evento são software livre, ou seja, programas que você pode copiar livremente e auditar o código.

Quem quiser por a mão-na-massa deverá levar seu computador ou disco USB para uma instalação completa de sistemas operacionais livres GNU/Linux na trilha Install Fest.

Além da trilha dedicada ao hacking, também haverá o desafio chamado Capture a Bandeira (“Capture the Flag”), que terá como prêmio 1 (um) bitcoin. Os detalhes do desafio encontram-se já disponíveis no site. A festa oficial acontece na noite do dia 11, no jardim do Centro Cultural São Paulo e contará com muita música e DJs.

A CryptoRave é organizada pela Actantes, entidade de defesa da privacidade e liberdade na rede, Grupo de Trabalho “Segurança e Privacidade” da rede social livre Saravea, Escola de Ativismo, o grupo Teatro Mágico, ThoughtWorks, empresa que quer criar uma humanidade melhor através do software, a MakroSystems empresa de segurança brasileira, e muitos outros colaboradores individuais (você também pode ajudar!).

É possível também colaborar de forma anônima e financeira com a CryptoRave. Pelo site é possível acessar o endereço oficial de uma carteira de bitcoin do evento para receber doações. Toda colaboração é bem-vinda! :-)

A programação oficial será publicada em breve e os detalhes do desafio da captura da bandeira encontram-se no site oficial do evento.

Data: das 19h de 11/4 (sexta) até a noite de 12/4, no Centro Cultural São Paulo
Inscrições obrigatórias (e gratuitas) no site https://cryptorave.org
Local: São Paulo, Rua Vergueiro, 1000, próximo a estação Vergueiro do Metrô.
Programação: mais de 28 atividades entre palestras, debates e oficinas. E mais: música com banda, DJs e VJs.

fonte: Outraspalavras.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI